Saúde Planetária por meio da Educomunicação
- Problema que resuelve su propuesta
- A abrangência da educomunicação socioambiental visa a abertura para o diálogo de cidadão para cidadão, em direção a um cuidado urbano que gere bem-estar para os munícipes de Lins-SP e a troca de conhecimentos por crianças carentes do Brasil e do Siri Lanka. Como consequência a conscientização da população sobre a importância dos ODS e do trabalho realizado pelos catadores de material reciclável, o projeto surgiu a partir do relato dos próprios coletores sobre a desvalorização e falta de reconhecimento com essa classe de trabalho importante a sociedade por meio da criação de um informativo feito pelos mesmos. Mitigar que como impacto da COVID-19, haverá aumentos de coletores de material reciclável segundo reportagem do G1, na capital de São Paulo o número de coletores aumentou em 19% por dia no começo deste ano, então a partir do trabalho socioambiental com os filhos dos coletores é possível firmar o 17.º objetivo que são as parcerias para desenvolver todos os outros objetivos.
- ¿Qué impacto positivo tiene o tendría su propuesta en su comunidad? Cuáles son las mejoras concretas ambientales o sociales
- Soares (2011, p.49) coloca que “as áreas de intervenção do campo da educomunicação são, sobretudo, ‘pontes’ lançadas entre os sujeitos sociais e o mundo da mídia, do terceiro setor, da escola, oferecendo um diálogo” e este projeto conscientiza a própria população através do olhar dos filhos de coletores de material reciclável através de saberes e práticas, permeados pela escuta, pelo diálogo e pela ação popular. O projeto realiza estudos e projetos que objetiva desenvolver uma sociedade mais sustentável como cita Antônio Saraiva ”A Saúde Planetária é, portanto, um novo esforço para tratar a questão da sustentabilidade e da vida humana no planeta sob ótica cada vez mais integrativa, transdisciplinar e global, já que os problemas desta crise planetária transpassam fronteiras geopolíticas, delimitações acadêmicas e afetam a humanidade como um todo”, assim, visa desenvolver soluções que mitiguem os impactos causados pela ação humana no planeta Terra.
- ¿Por qué te interesa involucrarte con problemáticas que afectan al ambiente y/o a los océanos?
- Sou membro e Coordenador de projetos sociais, a Agência Jovem de notícias e a Imprensa Jovem, projetos reconhecidos como estudantes mediadores dos ODS e estou como Embaixador de Saúde Planetária, com a educomunicação socioambiental articular coletivos, colocando em prática ações que são decorrentes de um acordo implícito qual privilegia a participação dos sujeitos sociais. Como a produção do “Jornal dos Coletores” pelos próprios coletores junto a Imprensa Jovem que são jovens de 14 a 28 anos, qual faço parte, produzimos conteúdos, podcast, vídeos com questões ambientais pautadas na Saúde Planetária como um campo emergente. Sou pesquisador na Associação Brasileira de Pesquisadores em Educomunicação e me interesso em pesquisas socioambiental.
- Principal ODS con el que se vincula tu propuesta
- ODS 17: Parceria para as metas
¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?
Apoyar idea
Entrega tu apoyo a "Saúde Planetária por meio da Educomunicação"
¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?
Apoyar idea
Entrega tu apoyo a "Saúde Planetária por meio da Educomunicação"
Colabora
Regístrate o ingresa para ayudar a Lucas Sulino a mejorar su propuesta.
Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta
Regístrate o ingresa para reportar este comentario