Muda meu Mundo

Muda meu Mundo é um negócio social que se incia no Ceará com o objetivo de resolver o problema da exploração dos agricultores familiares e do custo excessivo de alimentos comercializados sem agrotóxico. Nosso foco é a Agricultura Familiar e o Comércio Justo.
A ideia é simples: Iremos escoar a produção de alimentos sem agrotóxico dos agricultores familiares para a cidade de Fortaleza seguindo as bases de Comércio Justo. Ou seja, os agricultores receberão o preço justo (segundo tabela da Ceasa/Pronaf) pela venda dos seus produtos e os clientes do espaço Muda meu Mundo além de pagarem um valor justo pelo produto (sem exploração do mercado!) estarão comprando produtos agroecológicos direto do agricultor do seu estado.
A ideia é simples, mas existe muito mais por traz disso. Nossa visão é ser o elo para as pessoas mudarem o seu próprio mundo e o mundo do outro através da alimentação livre de agrotóxico acessível para todos e da geração de renda para os agricultores familiares.
Desenvolvimento de projetos
Não
Problema Social que ele pretende resolver
O Ceará ocupa hoje o 4º lugar no Brasil em quantidade de Agricultores Familiares ao mesmo tempo em que ocupa o 5º posição com maior índice de pobreza do país (segundo IBGE). A maior parte dessa pobreza é concentrada na zona rural. Infelizmente os agricultores familiares do estado do Ceará são explorados na venda de seus produtos. Por não terem capacidade de escoar a produção ou não saberem ao certo como precificar seus produtos, por mais que eles produzam continuam em pobreza. Por outro lado o mercado de alimentos sem veneno na capital é superfaturado. As grandes redes costumam cobrar preços abusivos á população e há poucos locais de venda de agroecológicos. Ou seja, os agricultores são explorados, os clientes são explorados e todos saem perdendo. Muda meu Mundo que resolver 2 problemas sociais: Agricultura Familiar e a Comercialização Justa dos produtos. Escoar a produção do pequeno agricultor e baratear o preço dos produtos para a população. Assim mudamos o mundo de todos.
Como funciona o seu negócio
Muda meu Mundo irá trabalhar em consonância com o ODS2- Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável. O que faremos não será apenas escoar a produção do agricultor, iremos capacitá-los em técnicas agroecológicas, iremos comprar seus produtos de forma justa,por consequência sua renda aumentará, ele sairá da pobreza extrema e produzirá mais produtos sem veneno e que respeitem nosso planeta. Os clientes que comprarem esses produtos também serão beneficiados pela acessibilidade a produtos sem veneno, pelo preço praticado sem exploração, pela consciência e valorização da agricultura familiar sustentável e do consumo consciente. Tanto os Agricultores Familiares (beneficiários) como os Clientes serão impactados pelo Comércio Justo e a valorização da agricultura sustentável.
Como é o modelo de sustentabilidade financeira do seu negócio?
Os principais custos de Muda meu Mundo serão: a compra do produto dos agricultores e a logística de entrega, os custos de manutenção do espaço, pagamento de pessoal e as despesas variáveis na manutenção do espaço Muda meu Mundo. Nossas receitas virão da venda dos produtos de hortifrúti e grãos dos agricultores familiares no espaço Muda meu Mundo, a comercialização de produtos com marca Muda meu Mundo produzidos com os insumos dos agricultores (como o nosso molho de tomate que já está ficando conhecido), serviço de Delivery dos produtos ofertados no espaço, Tours de Horta onde os clientes e agricultores poderão interagir pessoalmente, cursos de horta urbana oferecidos no espaço. Nosso negócio é auto sustentável mesmo trabalhando com uma margem de lucro justa, diferente da praticada no mercado. Nosso lucro estará na quantidade de venda, no impacto da compra, nos cursos e produtos prontos e não no superfaturamento dos nossos produtos. Assim todas as pessoas poderão ter acesso.
Viabilidade financiera
A forma como Muda meu Mundo está desenvolvendo seu Modelo de Negócio dará condição deste ser um negócio social altamente replicável no nosso país, principalmente nos estados do nordeste e norte que tem os maiores índices de pobreza rural. O nosso sucesso se dará na nossa relação com os nossos beneficiários (agricultores) e clientes trazendo para eles uma experiência com Muda meu Mundo. Experiência de compra e venda de forma justa, de apoiar seu estado localmente através da compra dos produtos diretamente dos agricultores familiares e do acesso a produtos sem veneno. Somos viável financeiramente porque facilmente iremos nos manter através das várias opções de compra dos clientes e dos diversos produtos e cursos agregados. O mercado de produtos orgânicos/agroecológico cresceu no Brasil no último ano 40%, no Ceará está em pleno crescimento. Muda meu Mundo vem para aproveitando esse crescimento no consumo, apoiar os agricultores familiares locais.
Riscos
O maior risco do nosso negócio está nas mudanças climáticas que acontecem no Ceará, como é o caso da seca. Por isso temos implementado desde já a estratégia de capacitação do agricultor em técnicas agroecológicas não apenas no manejo do solo mas também, no armazenamento e no estoque da água para que ela fique disponível o ano todo. Temos nos aliado com organizações que trabalham com o desenvolvimento do semi-árido e estamos em busca de tecnologias e ferramentas para capacitar e conectar os agricultores com que poderá ajudá-los no momento.
Equipe
A equipe de gestão está estruturada por duas irmãs, sócias, engajadas em causas sociais e de sustentabilidade desde 1994. Priscilla Veras, lic. em Pedagogia, experiente em consultoria de projetos sociais e liderança, tanto para ONGs como empresas do 2º setor que queiram ter um setor social. E Déborah Veras, bach. em Secretariado Executivo e Pós-Grad. em Gestão da Qualidade e Produtividade, atuou na área de Suporte à Gestão, como Assessora a Executivos de empresas e indústrias de grande porte.
Escalada
Muda meu Mundo está sendo desenhado para ser replicado em qualquer lugar do mundo. O maior desafio na estruturação inicial deste projeto está na capitação dos agricultores familiares locais. As pessoas em situação de pobreza muitas vezes se acostumam a ser exploradas e as vezes tendem a ser céticas com ações como essas que tenham um discurso de justiça. Por isso é importante a relação próxima com cada família de agricultor local que esteja sendo beneficiado pelo Projeto. Eles precisam ser visitados, acompanhados, capacitados e tratados com muito sinceridade e respeito para que se sintam parte do negócio e se conectem a ele. Havendo uma boa relação com os agricultores familiares a segunda dificuldade será a logística de transporte dos produtos, que também pode ser remediada caso se tenha uma logística própria ou se imbutir os custos de logística no preço, assim o agricultor paga sua própria logística e inclui isso no valor do produto.
Qual seu principal objetivo ao participar do Yunus Challenge?
Nosso grande sonho é ser mentoreado pela equipe do Yunus no Brasil para a aceleração da nossa ideia. Queremos isso pelo respaldo que o prof. Yunus tem em se tratando de negócios sociais e sabemos que por causa dessa mentoria poderemos ser mais conhecidos e conseguirmos mais apoio. Adoraríamos poder receber investimento, mas acreditamos que só o fato de estarmos sendo acelerados pela Yunus nos ajudará a encontrar prestígio entre os investidores. Muda meu Mundo pode começar mudando a vida das pessoas no Ceará, mas pode mudar a vida de muito gente no país inteiro.
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Muda meu Mundo"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Priscilla Veras a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Muda meu Mundo"